Multinacional anuncia investimentos de R$ 140 milhões em Hortolândia

Anuncio realizado no gabinete do prefeito Zezé Gomes prevê a ampliação da ArcelorMittal Gonvarri Brasil e a geração de mais de 100 postos de trabalho

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil, metalúrgica especializada nos processos de decapagem e cortes em aços planos de laminação a quente/frio e revestidos, investirá nos próximos 18 meses cerca de R$ 140 milhões na ampliação da planta de Hortolândia. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (15/02) no gabinete do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, pelo diretor de engenharia da empresa, Carlos Deblassi.

Instalada em Hortolândia em 2002, a empresa prevê crescimento de 20% em sua estrutura física. Deblassi informou que as obras de ampliação serão realizadas ao longo de duas etapas, sendo a primeira entregue já no mês de abril. Com o novo investimento, a expectativa da ArcelorMittal Gonvarri é criar cerca de 100 novos postos de trabalho de forma direta.

O anúncio foi comemorado pelo prefeito Zezé Gomes. Ao lado dos secretários Carlos Augusto César, o Cafú (Governo), João Pereira (Desenvolvimento Econômico) e Dimas Corrêa Pádua (adjunto de Desenvolvimento Econômico), o prefeito destacou a chegada de mais um importante investimento no município que irá gerar novos postos de trabalho e renda ao trabalhador hortolandense. “Primeiramente gostaria de agradecer a direção da ArcelorMittal Gonvarri, que vem acreditando no potencial do nosso município e veio anunciar em nosso gabinete esse importante investimento direto. A empresa esta crescendo em Hortolândia e, consequentemente, novos postos de trabalho serão criados abrindo oportunidades para a nossa gente. Tudo isso em um momento onde o Brasil passa por uma grave crise econômica. Isso demonstra a grande capacidade de Hortolândia, uma cidade atrativa para novos negócios e investimentos da iniciativa privada”, destacou o prefeito hortolandense.

Durante o anúncio da ampliação da empresa, o diretor de engenharia da ArcellorMittal Gonvarri, enfatizou a localização privilegiada de Hortolândia para os planos da empresa. Além disso, Deblassi destacou a construção do futuro viaduto do Jardim Nova Europa, que garantirá acesso direto de Hortolândia para o entroncamento das rodovias Anhanguera e Dom Pedro I. “Hortolândia ganhará uma importante saída viária para a Anhanguera e Dom Pedro I. Esse novo acesso facilitará muito a nossa logística, reduzindo custos e otimizando a produção e a destinação dos nossos produtos. Sem dúvida um ganho enorme para o setor produtor de Hortolândia”, afirmou Deblassi.

A ArcelorMittal Gonvarri conta hoje com duas unidades de produção: a de Hortolândia e a de Araucária (PR), além de uma filial na cidade gaúcha de São Leopoldo.

RANKING

Hortolândia, em 2021, mais uma vez, foi destaque no cenário nacional. O município ficou na 5ª posição no ranking “Melhores Cidades para fazer Negócios”, elaborado pela empresa Urban Systems para a revista Exame. O ranking abrangeu 326 cidades do país com população de mais de 100 mil habitantes, de acordo com a estimativa deste ano do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão do governo federal.

O ranking foi elaborado de acordo com seis segmentos econômicos: Educação, Comércio, Serviços, Indústria, Mercado Imobiliário/Construção Civil e Agropecuária. Ainda de acordo com a empresa responsável, o ranking é calculado por meio da metodologia de análise estatística chamada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica).

Hortolândia conquistou a 5ª posição no segmento comércio, tendo alcançado o IQM 4,230. O município também teve desempenho importante no segmento Serviços, tendo ficado na 46ª posição, com IQM de 4,621. Já no segmento Indústria, o município subiu no ranking passando da posição 81° para 14°, com IQM 5,319.

Na ocasição, o prefeito Zezé Gomes destacou que o fato de Hortolândia continuar em evidência no ranking demonstra a capacidade do município em atrair novos investimentos e enfatizou o projeto de desenvolvimento municipal, exemplificado pela construção do maior viário da história do município, que fará a ligação da região da Vila Real até a região do Novo Ângulo, criando mais um núcleo de atração para novos investimentos por parte da iniciativa privada. “O destaque que o município vem tendo nos últimos anos em relação aos indicadores de Comércio e Serviços demonstram que as políticas públicas planejadas no passado pelo meu amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini para a retomada econômica do setor produtivo, com diálogo e participação dos empresários, vem resultando na geração de empregos e na melhora gradativa da renda. Mesmo durante a pandemia, as nossas grandes obras não pararam e estamos permanentemente conversando com o setor empresarial sobre a Hortolândia do Futuro que estamos ajudando a construir. Por todos esses fatos, a nossa cidade continua figurando entre os municípios brasileiros que mais crescem, uma tendência que promete continuar por muitos anos”, finalizou Zezé Gomes.