Governo Federal lança cartão de débito e crédito exclusivo para MEIs com anuidade zero

CARTÃO MEI

Iniciativa apoiada pelo MEMP será primeiramente oferecida pelo Banco do Brasil, visando facilitar operações comerciais.

WhatsApp Image 2024-09-16 at 19.29.06 (1).jpeg
Fotos: Beto Neves e Pedro de Souza
WhatsApp Image 2024-09-16 at 19.29.06.jpeg

WhatsApp Image 2024-09-16 at 19.29.05.jpeg

WhatsApp Image 2024-09-16 at 19.29.04 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-09-16 at 19.29.04.jpeg

WhatsApp Image 2024-09-16 at 19.29.03 (1).jpeg

O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira (16), em Brasília, mais uma medida para beneficiar e fortalecer pequenos negócios: o Cartão MEI, exclusivo para o Microempreendedor Individual. O produto personalizado com nova logomarca será inicialmente oferecido pelo Banco do Brasil, funcionando como cartão de débito e crédito, com plataformas de engajamento e capacitação, além de QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor.

O lançamento contou com as presenças do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França; da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; do vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, e do diretor de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Marcelo Gomes.

O Cartão MEI contribuirá para promover a formalização, facilitar operações comerciais e a sustentabilidade dos pequenos negócios e, em breve, outros bancos poderão aderir à iniciativa.

Márcio França disse que o pequeno empreendedor considera seu negócio uma extensão da família.

"É muito triste quando tem que fechar. Na pandemia ficou claro que os grandes têm muito mais condições de sobrevivência."

O ministro declarou que geralmente os governos olham para quem está na base da pirâmide social, os que fazem parte do CadÚnico, e os que estão no topo, os grandes empreendedores.

"Este cartão traz o sentimento de pertencimento aos micro e pequenos empreendedores, mostra que o governo se importa com eles. O presidente Lula tem priorizado os pequenos negócios neste terceiro mandato, o que motivou a criação de um ministério específico para cuidar deste segmento”, afirmou França.

O Cartão MEI se soma a outras medidas, como as lançadas em abril último dentro do Programa Acredita, o Desenrola Pequenos Negócios, que já renegociou R$3 bilhões de dívidas, favorecendo 65 mil empresas, e o Procred 360, com R$ 260 milhões emprestados a 8 mil empresas.

Durante o evento, França informou que os MEIs (microempresários individuais), MEs (microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) representam 27% do PIB nacional, equivalem a 99% dos CNPJs do país, e geram 6 em cada dez empregos criados no Brasil.

Já a ministra Cida Gonçalves agradeceu ao Banco do Brasil a parceria para o empoderamento e dignidade das mulheres, com as medidas de acesso ao crédito realizadas, que vêm colaborando para o feminicídio zero. "Hoje temos mais uma ação para que a mulher saia do sistema de violência e opressão."

Empresa, Indústria e Comércio