Após pedido da Facesp, governo de SP amplia o horário de funcionamento do comércio

Após pedido da Facesp, governo de SP amplia o horário de funcionamento do comércio

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28/04) a ampliação do horário de funcionamento do comércio e dos prestadores de serviço. A partir de sábado (01/05), as lojas, galerias, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias poderão funcionar das 6h às 20 horas. Até sexta-feira (30/04), porém, continua a vigorar o horário atual: das 11h às 19h. 

A extensão do período em atividade atendeu a uma solicitação da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Durante reunião on-line com o governador João Doria, na semana passada, o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, destacou a importância de manter o comércio aberto e de expandir o horário. 

Outra sugestão apresentada pela Facesp e atendida pelo governo foi a antecipação do dia de anúncio do Plano São Paulo. A proposta, defendida pela rede de Associações Comerciais, tinha como objetivo preparar os comerciantes para o feriado de 1º de maio, sendo o final de semana que antecede o Dia das Mães, uma das principais datas do calendário do comércio. 

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados está mantida em 25%. 

O recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por Covid-19 em São Paulo possibilitou a extensão do horário do comércio, porém, a fase de transição do Plano São Paulo foi prorrogada até 9 de maio. 

“Damos assim a continuidade gradual e segura de abertura da economia do estado de São Paulo para recuperar empregos e dar oportunidades aos brasileiros de nosso estado de terem acesso a renda, salário e dignidade em suas vidas”, afirmou o governador. “Estamos evoluindo, mas não liberando. Siga as regras sanitárias para proteger as suas vidas e de seus familiares”, acrescentou Doria. 

O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, das 20h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias. 

“É muito importante respeitar a capacidade de ocupação de 25% e o toque de recolher, que é um ponto que os especialistas em saúde têm defendido muito. Quando nós conseguimos reduzir a circulação das 20h às 5h, tivermos uma redução muito importante da taxa de transmissão. Estamos tendo uma redução de leitos de UTI ocupados de cerca de 1% por semana”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. 

Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes graves com COVID-19 está em 80% no estado e em 78,4% na Grande São Paulo. O total de internados em UTIs era de 10.426 em todo o estado, com outros 11.686 pacientes em vagas de enfermaria. 

O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo de São Paulo está disponível na página https://issuu.com/governosp/docs/apresenta__o_fase_de_transi__o_aa70f2a7609cce

Fonte: Governo Estadual

 

ACIAH - Associação Comercial e Industrial de Hortolândia 

 

Comentários